Reeducação Postural

Má postura e dor: Existe solução?

A evolução tecnológica e suas facilidades como o automóvel, smartphones, laptops entre outros nos trouxeram um problema mundial de saúde: o sedentarismo.

Cada vez mais ficamos sentados durante o dia. Ao invés de andarmos, dirigimos. No trabalho são horas e horas de novo sentados. Ja de volta pra casa, após o jantar, vamos pro sofá e de novo sentamos a frente da TV e la se vão mais algumas horinhas de inatividade. Agora junte a isso todo estresse da vida moderna, uma vez que sabemos que o estresse psicológico somatiza-se no corpo através de tensões musculares e gera disfunções nos sistemas fisiológicos.

O ponto chave é: esse padrão de inatividade e estresse traz uma postura ineficiente ao ser humano e do ponto de vista biomecânico o que é ineficiente gera desgaste, que por sua vez gera DOR.

Quando me refiro a postura falo tanto da postura estática (parado em pé) quanto a postura dinâmica (andando ou correndo) que se estiverem inadequadas estarão degradando as articulações e ainda outros sistemas do corpo.

Muito se sabe hoje em dia dos benefícios diretos da melhora da postura e o mais nítido dos benefícios é sem dúvida a diminuição da dor músculo-articular, porém existem outros dados científicos que comprovam a melhora da respiração, por meio da real ativação da musculatura do diafragma, da digestão, por melhorar o alinhamento do "caminho" do alimento até sua excreção, da circulação sanguínea, por diminuir a tensão muscular e realinhar as estruturas que podem ser impeditivos para um fluxo sanguíneo eficiente. Outros benefícios citados na literatura científica são: maior flexibilidade, maior desempenho atlético e sexual, melhora do sono além dos benefícios estéticos e de comunicação não-verbal (melhora na auto-imagem corporal e auto-estima).

 

Mas como melhorar a postura de uma maneira realmente eficiente?

A princípio, mudando seus padrões de comportamento postural diários, se policiando para manter uma postura mais ereta e eficiente e deixando de ficar tanto tempo sentado com seus músculos inativos.

Mas para isso é necessário aprender o que é uma postura correta e esse caminho leva a necessidade de um método que integra a Reeducação Postural com o Treinamento Funcional, o que é o caso específico do TFH (Treinamento Funcional Híbrido) que usa exercícios corretivos de reintegração postural, liberação de tensões musculares (Liberação Miofascial ou LMF) e o fortalecimento integrado dos padrões fundamentais do movimento humano. Assim o problema é corrigido na sua raiz e possibilita a evolução do treinamento a partir de uma nova consciência de movimentos corporais.

O corpo evolui muito rápido quando implementamos na nossa vida essa nova consciência de postura e treinamento integrado. Progressivamente nosso sistema neuro-musculo-articular se automatiza a ser mais eficiente e os benefícios rapidamente aparecem.

Por Prof. Enrico Massoni - Coodernador Técnico
(Fonte: The Power of Posture, Naudi Aguilar)